Há inúmeras formas de ajudar uma criança com Transtorno de déficit de atenção dentro da sala de aula. Sabemos que é difícil contornar as diversas demandas que temos no dia a dia escolar, mas aos poucos o professor vai se preparando e ficando cada vez mais apto a gerenciar toda a demanda. Hoje vou apresentar cinco pequenas coisas que fazem grande diferença quando o assunto é aquele aluno hiperativo, diagnosticado ou não, pois devemos ajudá-lo independente de diagnóstico e laudo. Vocês irão ver com o tempo que essas pequenas intervenções vão servir ao longo do tempo não somente para aquele aluno TDAH como também para outros alunos com ou sem transtornos.
Se você, professor, que fazer a diferença na vida do seu aluno vamos começar a partir de agora colocar algumas coisas em prática.
1) As instruções devem ser concretas, curtas e com uma linguagem positiva. Muitas informações o seu aluno se perde, não entendendo o que fato é para fazer. Veja se a quantidade também está correta, não há necessidade de sobrecarregar o aluno.
2) Tenha certeza que o seu aluno está olhando para seu exemplo ou para a sua explicação.
3) Faça explicações de forma motivadora e o deixe participar. Use a sua criatividade.
4) Certifique-se que o aluno entendeu o que você explicou ou o que você pediu, logo após ter dado os seus comandos.
5) Seja carinhoso, paciente e tolerante com seu aluno TDAH e lembre-se de deixá-lo sentado perto de você e longe de estímulos que o façam se distrair com facilidade.
Adriana Aguiar
Se você, professor, que fazer a diferença na vida do seu aluno vamos começar a partir de agora colocar algumas coisas em prática.
1) As instruções devem ser concretas, curtas e com uma linguagem positiva. Muitas informações o seu aluno se perde, não entendendo o que fato é para fazer. Veja se a quantidade também está correta, não há necessidade de sobrecarregar o aluno.
2) Tenha certeza que o seu aluno está olhando para seu exemplo ou para a sua explicação.
3) Faça explicações de forma motivadora e o deixe participar. Use a sua criatividade.
4) Certifique-se que o aluno entendeu o que você explicou ou o que você pediu, logo após ter dado os seus comandos.
5) Seja carinhoso, paciente e tolerante com seu aluno TDAH e lembre-se de deixá-lo sentado perto de você e longe de estímulos que o façam se distrair com facilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua mensagem sempre é bem vinda!