terça-feira, 16 de junho de 2020

O que fazer em sala de aula com um aluno que tem síndrome de Asperger?

1) Os professores devem assumir o diagnóstico.

2) Devem se informar sobre a síndrome de Asperger que é um transtorno neurológico sem atraso mental e que está dentro do espectro autista.

3) A mãe é a melhor fonte de informação do comportamento do seu aluno.

4) Proteger o aluno antes, durante e depois da aula, principalmente nos intervalos e recreios.

5) Muitas vezes as mensagens dirigidas para a classe não são recebidas pelo aluno Asperger e se faz necessário transmiti-la diretamente a ele.

6) Suas letras tendem a ser pouco legíveis, se for necessário, ofereça um modo alternativo, como por exemplo o uso de um computador.

7) A compreensão do mundo que o rodeia é literal. Evite frases ambíguas ou metafóricas. Se em sala de aula suas respostas forem curtas pode ser devido a sua interpretação literal em relação a pergunta.

8) São sinceros e leais, outros alunos podem se aproveitar da sua inocência.

9) Sua idade mental é inferior a cronológica.

10) Algumas ocasiões podem ser mais lentos que os demais. Algumas tarefas podem ser difíceis. Não o apresse, nem insista em que faça o que não pode. Ele vai precisar mais tempo para fazer provas e exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem sempre é bem vinda!