segunda-feira, 22 de junho de 2020

Adaptação de provas - Inclusão

Hoje, todas as crianças tem o acesso e a permanência nas escolas comuns garantidas por lei. A diversidade impera no seu auge dentro da sala de aula e é comum ver professores desesperados para atender essa demanda, já que além do currículo há a necessidade de adaptar materiais, atividades, provas etc.

Adaptar é só uma das tantas ferramentas que trazem o sucesso para a verdadeira inclusão. Ela vai flexibilizar o modo de avaliar o aluno, além de que é um modo de permitir que o aluno mostre o que aprendeu. 

Mas para quem adaptar? 

Garantida por lei a toda pessoa com deficiência sem a necessidade de que se apresente um laudo.
Mas como fazer a adaptação de provas para melhor avaliar o aluno e para que ele se sinta incluído?

Para isso devemos usar o nosso bom senso, sendo objetiva e direta, evitar deixar o aluno confuso, deixá-lo longe de possíveis estímulos que o façam se distrair durante a prova e auxiliá-lo sempre que ele sentir necessidade. Deve-se dar meios para que esse aluno realize e demonstre com autonomia o que aprendeu.

Se você, professor, quiser saber mais sobre como adaptar atividades e avaliações para seu aluno procure um especialista.



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